quarta-feira, 25 de março de 2015

Toponímia Freamundense

RUA DONA MERCEDES BARROS
Situa-se entre a Rua do Comércio, em pleno centro cívico de Freamunde, e a Rua Alexandrino Chaves Velho no lugar de Leigal, atravessando os lugares da Feira, São Sebastião e terminando no lugar de Leigal. Esta rua faz parte da estrada nacional 207 que atravessa Freamunde. A rua foi inaugurada antes do 25 de Abril de 1974.
"Dona Mercedes Barros era uma professora muito dedicada à causa do ensino que desempenhou um papel muito importante, nesta terra. Era casada com o senhor Barros "da farmácia".
Foi exemplar no estabelecimento de relações da escola com o meio, preparando as crianças para actividades várias, como o que abrilhantou a inauguração da "Escola das Meninas" em 1931 e as festas do 19 de Março, nas sessões da Associação de Socorros Mútuos Freamundense.
Pela sua entrega, pela sua capacidade pedagógica e afectiva, por o papel que desempenhou no meio, foi homenageada no mesmo dia em que se inaugurou a Capela de Santo António após o seu recuo e se inaugurou a linha telefónica em Freamunde."
"Freamunde - Apontamentos para uma monografia"
Dona Mercedes Barros nasceu em 1881 e faleceu em 1951.

Nenhum comentário: