sábado, 4 de julho de 2015

Elas aí estão!...

Há tantos anos a exaltar as "Sebastianas" nas páginas deste jornal, não encontro mais adjectivos para calassificá-las.
Daí, socorri-me de parte do prefácio do programa das festas de 1962 (que se enquadra perfeitamente na realidade actual), escrito pela pena de um dos maiores vultos da cultura local, Fernando Santos, para te convidar a visitar Freamunde de 3 a 14 de Julho, cumprindo a...TRADIÇÃO.
«TRADIÇÃO! E tudo é TRADIÇÃO!...Vês essas moças que na igreja rezam contritas e logo pecam no inefável torvelinho do folguedo? TRADIÇÃO!... Vês essas gargantas que riem gozosas ou que praguejam danadas e subitamente emudecem, pois vai o pálio a passar, para voltarem imediatamente aos seus desvairos? TRADIÇÃO!...Vês esse homem sério, pai de família exemplar, que não resistiu ao capitoso vinho e não atina com o caminho de casa ou com o do bom senso? TRADIÇÃO!... Vês esse pobre que pede? TRADIÇÃO!... Vês esse rico que nega? TRADIÇÃO!... Vês esse povo que canta, goza e se esquece que a vida é sofrimento? TRADIÇÃO!... Vês esse esforço ingente, este atrevimento de uma terra que a nada se furta para que haja "festa" e que tudo faz para que ela te agrade? TRADIÇÃO!...
Anda, daí, pois, forasteiro amigo! Vem folgar, rir, praguejar, beber, cantar, esquecer porque a festa és tu e, sem ti, não pode haver tradição!...»
JOAQUIM PINTO - JORNAL GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Nenhum comentário: