domingo, 17 de abril de 2016

Sebastianas 2016

Resistência confirmados dia 9 de Julho nas Sebastianas 2016.
Resistência, uma das mais emblemáticas formações da música portuguesa da primeira metade dos anos 90, super grupo responsável por alguns inesquecíveis sucessos, regressam aos concertos com que celebram 20 anos do lançamento do projecto. Fernando Cunha, Miguel Ângelo, Pedro Ayres de Magalhães, Tim, Fernando Júdice, Alexandre Frazão, José Salgueiro, Rui Luís Pereira, Fred Mergner e Olavo Bilac – a formação original – vão pisar o palco das Sebastianas.
Este colectivo de músicos, nascido de uma ideia original de Pedro Ayres de Magalhães ainda em finais dos anos 80, representou um momento especial na história da pop portuguesa, com a elevação da língua de Camões a património comum. As vozes e as guitarras de Tim, Pedro Ayres, Fernando Cunha, do então em arranque de carreira Olavo Bilac e de Miguel Ângelo, juntamente com o baixo de Fernando Júdice, a bateria de Alexandre Frazão, as percussões de José Salgueiro e ainda mais guitarras de «Dudas» (Rui Luís Pereira) e Fred Mergner reduziram ao essencial uma série de clássicos da música portuguesa, apostando numa pureza acústica e na força de um coletivo para elevarem a hinos temas como «A Noite» dos Sitiados, «Não Sou o Único» dos Xutos & Pontapés, «Fado» dos Heróis do Mar, «Nasce Selvagem» dos Delfins ou «Perigo» dos Trovante.
Juntos, todos estes músicos representam uma fatia importante da mais relevante música portuguesa das últimas décadas. Continuam no activo, em projectos como Madredeus, Quinteto de Lisboa, Santos e Pecadores, Xutos & Pontapés, Ar de Rock ou em carreiras a solo repletas de aplausos, como acontece com o ex-vocalista dos Delfins Miguel Ângelo.
Quase duas décadas depois, a Resistência continua na alma de todos os portugueses.
Sebastianas é a Festa! E o resto é paisagem! 7 a 12 de Julho em Freamunde!

Nenhum comentário: