sexta-feira, 5 de agosto de 2016

A sina dum revoltado

A sina dum revoltado é um livro da autoria do freamundense António "Rodela", lançado em Março de 2016. 
António Alberto Ribeiro Taipa (Rodela) nasceu em Freamunde, a 24 de Março de 1946. Completada a instrução primária, logo ingressou no mundo do trabalho.
Orgulha-se da sua origem e não esconde as suas limitações académicas.
Também, muito cedo, começou a sentir a sua vocação para a poesia.
Em Junho de 1987 fez parte dum trabalho de recolha de poesia de conterrâneos seus, editado por Fredemundus - Freamunde e o Sentimento Popular.
Numa edição de um Colectivo Freamundense, é lançada em Abril de 1988 a sua primeira obra «a solo» - Escola da Vida. Volta a ser editado em Abril de 1992, desta vez numa edição da AALF, num livro que divide com outra poetisa de Freamunde, Rosalina Oliveira - Labaredas. Em Abril de 1997, conjuntamente com a Câmara Municipal de Paços de Ferreira e Junta de Freguesia de Freamunde, é lançada a obra Nacos de Vida. Em Junho de 2001, juntamente com Inô Vitor (Vitorino Ribeiro) é lançada a obra de poesia ilustrada Pedaços de Nós. Em Setembro de 2013, outra vez conjuntamente com Inô Vitor, sai a obra de poesia ilustrada Gente da Nossa Terra.
A pureza e autenticidade da sua poesia não cansa. Por isso, os livros vão surgindo e muitos serão certamente os amigos que esperam sempre mais um,...mais um...e mais um!...E quem sabe se ele não deixará de lhes satisfazer essa vontade...

A SINA DUM REVOLTADO

A sina dum revoltado
Não é mais que a minha sina,
Por sempre ter renegado
Aceitar uma doutrina.

Eu também tive uma mãe
E que bem que me educou.
Até fez de mãe e pai,
Mas o fruto não vingou.

Pelas suas próprias mãos
Ninguém se faz, meus irmãos,
E eu nasci p'ra ser assim:

Acompanhado ou sozinho,
Deixem-me ir p'lo caminho,
Não tenham pena de mim!

ANTÓNIO RODELA - "A SINA DUM REVOLTADO" - MARÇO DE 2016

Nenhum comentário: