quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Freamundense vence Prémio Vasco Graça Moura

O freamundense José Carlos Vasconcelos, de 76 anos de idade, foi distinguido nesta terça-feira com o Prémio Vasco Graça Moura, e foi elogiado pelo júri do galardão, afirmando que José Carlos Vasconcelos "é um raro exemplo de persistência na imprensa portuguesa de âmbito cultural".
José Carlos Vasconcelos começou a sua atividade jornalística de forma precoce, e em 1960, publicou o seu primeiro livro de poemas (no total, escreveu 10). Licenciado em Direito na Universidade de Coimbra, e nessa vertente se destacou como dirigente associativo. Depois de terminar a licenciatura em Direito, Vasconcelos ingressou na redação do Diário de Lisboa, foi dirigente sindical e presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa, e foi ainda um dos fundadores do seminário 'O Jornal' e seu diretor, assim como da revista Visão, da qual fez parte direção editorial, presidiu também à assembleia geral do Sindicato e do Clube dos Jornalistas, assim como à direção deste último.
O cidadão freamundense ficou ainda marcado no pós 25 de abril de 1974, fazendo parte da direção do Diário de Notícias e da direção de informação da RTP, onde fez o programa literário 'Escrever é luta'.
O poeta, jurista e jornalista recebeu já "todos os prémios de carreira do jornalismo português" e o Prémio Cultura, da Fundação Luso-Brasileira.
Entre as várias instituições às quais pertenceu, refira-se a Comissão de Honra dos 500 Anos do Descobrimento do Brasil, o Conselho Geral da Fundação Calouste Gulbenkian e o Conselho das Ordens Honoríficas Nacionais, e foi ainda comissário do Encontro Internacional Língua Portuguesa, promovido pela União Latina.
Atualmente, José Carlos Vasconcelos faz parte do conselho geral da Universidade de Coimbra, dos conselhos consultivos para a Língua Portuguesa da Fundação Gulbenkian e do Instituto Camões, e é sócio correspondente da Academia Brasileira de Letras e da Academia das Ciências de Lisboa.
O Prémio Vasco Graça Moura, no valor de 40.000 euros, é uma iniciativa da Estoril Sol, em parceria com o grupo editorial Babel.

Nenhum comentário: