sexta-feira, 7 de julho de 2017

Sebastianas organizam maior concentração feminina de bombos do mundo

Tocar bombos é coisa para homens? Mais de 400 mulheres, desde meninas de 6 anos a seniores de 76 anos, vão juntar-se, esta sexta-feira à noite, em Freamunde, Paços de Ferreira, para mostrar que não.
Esta “onda rosa”, organizada pelas mulheres dos festeiros, vai invadir a Grande Noite de Bombos das Sebastianas. A promessa é de que a iniciativa é para repetir nos próximos anos.
Objectivo era juntar 300 mulheres, mas foi largamente superado e foi preciso rejeitar inscrições.
Nos últimos três meses, uma vez por semana, centenas de mulheres têm-se juntado para tocar bombos em Freamunde. Aos ensaios foram chegando cada vez mais mulheres e meninas, não só da localidade mas também de Lousada, Paredes, Penafiel, Porto, Matosinhos, Guimarães e Aveiro.
Foi Mafalda Monteiro, mulher de festeiro, que lançou o desafio às mulheres dos elementos da comissão organizadora das Sebastianas: organizar a maior concentração de bombos feminina do mundo. As mulheres estão afastadas de tudo na preparação das festas em honra de São Sebastião de Freamunde, tradicionalmente organizadas por homens, embora façam muito trabalho de bastidores. Por isso, a ideia agradou e o trabalho de equipa fez o resto.
“A Grande Noite de Bombos, criada há cerca de 15 anos, já tinha mulheres nos últimos anos, mas poucas”, explica Mafalda. A ideia nasceu em Fevereiro, quando percebeu que não existiam grandes concentrações de bombos no feminino. “Queríamos fazer a maior concentração de bombos feminina do mundo, criando um recorde do Guiness, e juntar cerca de 300 mulheres. Mas isto começou a tomar grandes proporções”, adianta.
As mulheres abraçaram a ideia e começaram a trazer outras. No total há 409 inscritas, sendo que houve inscrições recusadas, porque já não havia t-shirts rosa suficientes nem forma de as fazer a tempo.
Face ao interesse gerado em torno desta iniciativa e ao sucesso em que já se tornou, o objectivo é repeti-la no próximo ano. “É incrível a dimensão que isto tomou e a forma como todas as mulheres, sobretudo as mulheres dos festeiros, têm ajudado”, salienta Mafalda Monteiro.
No total serão entre 800 e 1.000 os tocadores de bombos que vão invadir as ruas de Freamunde esta sexta-feira á noite. A concentração está marcada para as 11h00 e o desfile começa à meia-noite, depois de terminado o concerto de Sérgio Godinho.
Recorde-se que as Sebastianas têm mais de 120 anos de história. Depois da Semana Cultural, arrancam as comemorações oficiais, entre 6 e 11 de Julho, com destaque para a majestosa procissão em honra de São Sebastião, mas também para a intensa animação musical que vai trazer à localidade Richie Campbell, Sérgio Godinho, C4 Pedro e Bonga, entre outros. As festas contam ainda com a Grandiosa Noite de Bombos e com a marcha alegórica.

Nenhum comentário: