sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Uma pintura

Esta pintura foi-me oferecida por um amigo meu há já algum tempo. Guardei-a para fazer dela um quadro e colocá-lo num local bem visível. O que é certo é que esta pintura caiu no esquecimento. Recentemente encontrei-a, e decidi então fazer o tal quadro.  
Nesta pintura é visível um edifício de apartamentos que penso que a maioria dos freamundenses conhecem muito bem. Este edifício e esta pequena casa, demolida há mais de 20 anos pra dar lugar a uma outra habitação, situam-se na Rua 25 de Abril, na Gandarela.
Não sei o nome deste edifício de apartamentos, (se é que tem nome), foi construído na década de 1980 do século passado. Nele existiu um café de seu nome "Café Tó-Jó", e nós, os da minha geração, na nossa infância, apelidamos este edifício de "Prédio do Tó-Jó"...E assim ficou com este apelido até aos dias de hoje...
A pequena casa visível na pintura, foi morada da minha família. Nela viveram os meus avós paternos e seus filhos, os "Loreiras" da Gandarela. O meu pai, Abílio, e os meus cinco tios: Adão, Albino, Joaquim, Teodoro e José. A minha avó aqui viveu quase até ao dia da sua morte em 1994, com a bonita idade de 97 anos! Minha avó antes de falecer, viu partir à frente dela 3 filhos: o meu tio Teodoro, o meu tio Joaquim, e o meu pai, Abílio Loreira...Já lá vão 23 longos anos desde a sua partida...Da família que aqui viveu, já só resta o meu tio Albino...
Uma pintura, que se vai transformar em quadro, com um forte valor sentimental...

Nenhum comentário: